terça-feira, 27 de setembro de 2016

Queridos Amigos,

Obrigado a todos pelo vosso apoio e carinho! Ultrapassámos os 2800 seguidores da página Ideias da Gi no facebook!
As “Ideias” agradecem e a Gi está muito vaidosa!

Há amigos de tanto lugar no mundo… Portugal, Brasil, Itália, Argentina, EUA, Hungria, Chile, Reino Unido, África do Sul, Tailândia, Indonésia, Croácia, Suécia, Irão, Espanha… da Roménia, Perú, Suiça, Alemanha, Venezuela, Macedónia, Equador, Sérvia… da Bélgica, Malásia, Geórgia, República Checa, Ucrânia, Egipto, Canadá, Rússia, Moçambique, Bolívia, Guatemala... da França, Turquia, México, Bulgária, Colômbia, Angola… tantos outros!

Obrigado a todos! É o vosso apoio e as vossas palavras que fazem crescer as Ideias da Gi!
Obrigado.
(  https://www.facebook.com/Ideias.da.Gi )

                       ### ### ### ### ### ### ### ### ###

Dear friends,

Thank you all for your support and affection! We are now more than 2800 followers in Ideias da Gi page in facebook!
The “Ideias” say thank you and Gi is so very proud!

We have friends from all over the world… Portugal, Brasil, Italy, Argentina, EUA, Hungary, Chile, Inited Kingdom, South Africa, Thailand, Indonesia, Croacia, Sweden, Iran, Spain… Romenia, Peru, Switerzland, germany, Venezuela, Macedonia, Equador, Serbia… Belgium, Malasia, Georgia, Czech Republic, Ucrania, Egipt, Canada, Russia, Mozambique, Bolivia, Guatemala… France, Turquey, Mexico, Bulgary, Colombia, Angola… and so many others!

Thank you all! It’s you support and your kind words that makes Ideias da Gi flourish!
Thank you.
(  https://www.facebook.com/Ideias.da.Gi )
(foto retirada da net)
 
" Depois de umas “obras indispensáveis”, o Museu de Arte Popular deve reabrir até ao final do ano com a exposição Da Fotografia ao Azulejo.

“O programa não está fechado, mas a ideia é reabri-lo”, diz a diretora-geral do Património Cultural, em entrevista ao DN, sobre o Museu de Arte Popular, em Lisboa. “Vamos fazer obras de conservação indispensáveis e a nossa ideia é, ainda este ano, abrir com uma exposição que está agora em Madrid”, diz Paula Araújo da Silva, sobre o que se poderá ver no museu à beira-rio, encerrado em 2006 e reaberto em 2010, já sob responsabilidade do Museu Nacional de Etnologia (MNE).

O MNE conserva o acervo do museu construído para a exposição do Mundo Português em 1940. No futuro, segundo Paula Araújo da Silva, as exposições de Etnologia poderão ter extensões no Museu de Arte Popular, numa estratégia de dinamização deste espaço. "


(retirado de Porto dos Museus)


sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Chegou o Outono!

Quem não associa o Outono às folhas das árvores caídas no chão?

O Outono aí está e para comemorar o seu regresso, deixo-vos estas pregadeiras em folha, com as cores quentes dos dias desta estação do ano.


Pregadeiras em feltro, decoradas com linha filosel

5 euros



quinta-feira, 22 de setembro de 2016

A Feira da Luz

Ontem foi dia de visitar a Feira da Luz com a Mãe. 

É tradição. Todos os anos visito pelo menos duas vezes a Feira da Luz. Uma com os amigos, para uma volta no carrossel que tanto nos diverte e para uma fartura e, acima de tudo, para sabermos das vidas uns dos outros, para nos rirmos e celebrar mais um ano de amizade e cumplicidade entre todos. 

Outra visita é com a Mãe. Aí sim, os barros são vistos com atenção, os panos para a cozinha escrutinados até ao último bordado, as flores apreciadas e seleccionadas consoante as cores e os perfumes… as escolhas das colheres de pau, dos pratos e das tigelas que “nunca são demais!” demoram tempos eternos… no fim, uma fartura na “Família Gomes”, as preferidas da Mãe!
Do que mais gosto é das conversas a duas. Das memórias de outros tempos. Das espadas de plástico que o meu irmão sempre queria, dos carrinhos de choque, das voltas no carrossel. De quando a minha Mãe tinha que ligar ao meu Pai para nos ir buscar porque as compras eram muitas...

Gosto. Gosto muito das idas à Feira da Luz com a minha Mãe. E com os amigos também, claro está!


Para quem não conhece fica aqui um pouco da história da Feira e se quiserem podem ainda visitá-la até dia 25 de Setembro, no Jardim da Luz, em Carnide, Lisboa. 


“Ligada à tradicional romaria que se realizava anualmente, em setembro, no Santuário da Nossa Senhora da Luz, a feira era complemento das festividades religiosas que duravam vários dias, atraindo numerosos forasteiros da capital e arredores. Embora se possa considerar tão antiga como o próprio culto e remonte, certamente, à Idade Média, foi durante os séculos XVI e XVII que começou a adquirir maior projeção.
No início, a feira surgiu integrada nas festividades religiosas, com barracas de comes e bebes, vendedores de medalhas, registos de santos, rosários e objetos religiosos. Pouco a pouco, foi-se ampliando e surgiram os louceiros, vendedores de fruta, cesteiros e, por último, os negociantes de gado. Chegou a realizar-se uma feira de gado, quinzenalmente, no segundo domingo de cada mês, mas a feira anual era o grande atrativo para os negociantes de cavalos e de gado vacum. Em 1881, por regulamento camarário (na altura, Câmara de Belém), a feira passou de três para cinco dias com o mercado de gado de 8 a 11 de setembro e os restantes produtos nos seguintes.
Em 1929, com o estabelecimento da linha de elétricos que ligava os Restauradores a Carnide, o acesso ficou mais fácil e foi estabelecido um novo calendário, prolongando-se a feira desde o primeiro sábado até ao último domingo de setembro.
Desde 1992 a Junta de Freguesia de Carnide alia-se culturalmente às festividades da Feira da Luz que, em setembro, culminam com a Procissão da Nossa Senhora da Luz.
A Feira da Luz é, atualmente, organizada pela Junta de Freguesia de Carnide.”



Feira da Luz no início do Século XX   
  

 (fotografia do Arquivo Municipal de Lisboa)


Igreja da Luz




















terça-feira, 20 de setembro de 2016

Caros amigos das Ideias da Gi!

Tenho andado tão ausente, eu sei... às vezes a vida dá voltas que nos impossibilitam de fazer aquilo que mais gostamos mas felizmente, neste caso, foram voltas boas, daquelas que nos fazem sorrir e querer voltar ainda com mais vontade e mais força!

 E vocês como estão? Como vão as vossas vidas? Contem-nos coisas vossas que eu prometo regressar com as minhas Ideias e fazer-vos sorrir todos os dias!

Que bom ainda estarem por cá!...

Dia bom!

Lígia